terça-feira, 28 de abril de 2015

Esse blog vai falar um pouco sobre a vida de Dom Bosco, espero que gostem!




Quem foi Dom Bosco?

Dom Bosco ou João Bosco foi um padre, educador que nasceu no Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália, junto de Castelnuovo de Asti, agora chamado de Castelnuovo Dom Bosco.

Casa de Dom Bosco

A vida de Dom Bosco

Dom Bosco nasceu em 16 de Agosto de 1815, ele queria ser um padre para poder ajudar os meninos e meninas e educar eles. Dom Bosco perdeu seu pai aos 2 anos de idade, por isso ele teve que trabalhar como camponês.

O sonho de Dom Bosco

Quando Dom Bosco tinha 9 anos, ele teve um sonho muito misterioso. Nesse sonho Dom Bosco estava num terreiro espaçoso, nesse lugar tinha uma multidão de meninos. Alguns deles estavam brincando e correndo, mas outros estavam xingando Deus. Dom Bosco queria que eles parassem de xingar Deus, então ele começou a bater nos meninos. De repente, surgiu um homem vestindo um manto. Ele falou que não se deve bater para educar. Nesse instante, uma mulher de manto azul apareceu, ela falou para olhar as crianças. Quando Dom Bosco  olhou as crianças, viu que elas tinham virado animais ferozes como ursos e lobos. A mulher falou que a missão de Dom Bosco era cuidar dos jovens e educá-los. Ao olhar para os animais, Dom Bosco teve uma surpresa, pois os animais haviam virado cordeirinhos.




As Obras De Dom Bosco

Umas das obras de Dom Bosco foi a obra Salesiana, fundada em 1859 e aprovada em 1874 pelo Papa Pio IX. Dom Bosco criou os Salesianos para poder ajudar os jovens, principalmente os pobres. Outra obra que  Dom Bosco realizou foram as Filhas de Maria Auxiliadora. Em 1861 na cidade  Italiana de Mornese , Maria Domingas Mazzarello e sua amiga Petronilla decidem criar uma oficina de custura só para meninas. Com a ajuda de Pestarino, Dom bosco fez da oficina um lugar religioso. Dom Bosco também criou os Salesianos Cooperadores que é uma organização de leigos católicos, fundada em 1841.

A carta de Dom Bosco

A carta de Dom Bosco foi feita para os jovens, ela diz o seguinte:

” Caros jovens,
O demônio tem normalmente duas artimanhas principais para afastar da virtude os jovens. A primeira consiste em persuadi-los de que no serviço de Deus existe uma vida triste sem nenhum divertimento nem prazer. Mas isto não é verdade, meus caros jovens. Eu vou lhes indicar um plano de vida cristã que poderá mantê-los alegres e contentes, fazendo-os conhecer ao mesmo tempo quais são os verdadeiros divertimentos e os verdadeiros prazeres, para que vocês possam exclamar com o santo profeta Davi: “Sirvamos ao Senhor na santa alegria”.
A segunda artimanha do demônio consiste em fazê-lo conceber uma falsa esperança duma longa vida que permite converter-se na velhice ou na hora da morte. Prestem atenção, meus caros jovens, muitos se deixaram perder por esta mentira. Quem nos garante que chegaremos à velhice? Se se tratasse de fazer um pacto com a morte e de esperar até então… Mas a vida e a morte estão entras as mãos de Deus que dispõe de tudo a seu bel prazer.
E mesmo se Deus lhe concedesse uma longa vida, escutai, entretanto, sua advertência: “o caminho do homem começa na juventude, ele o segue na velhice até a morte”. Ou seja, se, jovens, começamos uma vida exemplar, seremos exemplares na idade adulta, nossa morte será santa e nos fará entrar na felicidade eterna. Se, pelo contrário, os vícios começam a nos dominar desde a juventude, é muito provável que eles nos manterão em escravidão toda a nossa vida até a morte, triste prelúdio a uma eternidade terrível. Para que esta infelicidade não lhes aconteça, eu lhes apresento um método, vida alegre e fácil, mas que lhes bastará para se tornarem a consolação de seus pais, a honra de pátria de vocês, bons cidadãos da Terra, em seguida felizes habitantes do céu…
Meus caros jovens, eu os amo de todo o meu coração e basta-me que vocês sejam jovens para que eu os ame extraordinariamente. Eu lhes garanto que vocês encontrarão livros que lhes foram dirigidos por pessoas mais virtuosas e mais sábias que eu em muitos pontos, mas dificilmente vocês poderão encontrar algum que os ame mais que eu em Jesus Cristo e deseja mais felicidade para vocês.
Conservem no coração o tesouro da virtude, porque possuindo-o vocês têm tudo, mas se o perderem, vocês se tornarão os homens mais infelizes do mundo. Que o Senhor esteja sempre com vocês e que Ele lhes conceda seguir os simples conselhos presentes, para que vocês possam aumentar a glória de Deus e obter a salvação da alma, fim supremo para o qual fomos criados. Que o Céu lhes dê longos anos de vida feliz e que o santo temor de Deus seja sempre a grande riqueza que os cumule de bens celestes aqui e por toda a eternidade ” (São João Bosco).
Para saber mais, acesse o seguinte link: cartadedombosco